Altas temperaturas exigem cuidados especiais com a saúde

Nutricionista do Fort Atacadista dá dicas simples que podem ajudar a se cuidar em dias de calorão

Períodos com ondas de calor estão se tornando mais frequentes no Brasil. O verão ainda não chegou, mas algumas cidades já atingiram recordes de temperatura mesmo na primavera. A combinação de condições secas e temperaturas extremamente elevadas está criando um ambiente propício para uma série de problemas que afetam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde e a segurança da população.

Não são raros casos de desidratação. É preciso se atentar aos sinais de mal-estar, sonolência e sensação de fome. Usar o protetor solar é imprescindível, porém incluir algumas dicas simples na rotina pode fazer diferença na hora de cuidar da saúde nos dias mais quentes, e, principalmente, proteger crianças e idosos, que são mais suscetíveis a sofrer neste período.

A primeira recomendação é beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é responsável pelo bom funcionamento das células do corpo, pois é ela que leva até as células, o oxigênio e os sais minerais necessários. Além disso, o líquido também atua eliminando as toxinas do organismo, através do suor e da urina.

A alimentação também deve ser observada nos dias mais quentes. Comer alimentos mais leves e de qualidade, priorizando frutas frescas como melancia e laranja, beber sucos naturais, água de coco, e incluir sorvetes e picolés também auxiliam a manter a hidratação.

A nutricionista do Fort Atacadista, Anne Félix da Silva, reforça que algumas receitas podem ser feitas para auxiliar no consumo de líquido e ainda se refrescar. O importante é manter-se hidratado. Acompanhe duas receitas.

Picolé funcional

Ingredientes

700ml de água de coco

100ml de suco de limão

1 colher de (sopa) de mel

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em forminhas de picolé e congele.

Sorvetes de frutas com calda de frutas vermelhas

Ingredientes

3 bananas congeladas

20 morangos congelados

Modo de preparo

Bata as frutas congeladas em um mixer ou processador até formar uma massa. Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer. Deixe tempo suficiente para gelar.

Calda 

2 xícaras de morango, framboesa e amora

1 xícara de açúcar

1 caldo de 2 limões

Modo de preparo

Em uma panela média misture as frutas inteiras com açúcar e o suco do limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos, até formar uma calda grossa. As frutas vão cozinhar no próprio líquido e irão desmanchar. Transfira para uma tigela e deixe amornar. Leve para geladeira e sirva sobre o sorvete.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 18 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem mais 114 unidades de negócio, incluindo 30 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 18 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia Também